Sustentabilidade da floresta portuguesa:

Valorizar, um desafio coletivo.

A floresta portuguesa encontra-se num momento decisivo para o seu futuro. Suporta um setor de atividade económica de grande expressão no tecido social e empresarial e na balança comercial do país, é incontornável na recuperação económica no pós-pandemia, fornece um vasto conjunto de serviços de ecossistema essenciais à sociedade portuguesa e constitui a base para o cumprimento das metas de políticas e acordos nacionais e internacionais na área do ambiente. Contudo, a floresta portuguesa está hoje mais do que nunca exposta à incerteza resultante de desafios conjunturais e riscos ambientais crescentes (bem como de falta de investimento, baixa produtividade e rentabilidade). Esta tensão exige decisões e transformações urgentes em vários planos a fim de assegurar a resiliência e sustentabilidade da floresta em Portugal, as quais dependem inevitavelmente da sua valorização.

O 9º Congresso Florestal Nacional constituirá uma oportunidade única de reflexão e de debate do estado atual da floresta portuguesa, dos desafios que esta enfrenta, dos modelos de floresta que o país, os setores, as regiões, as comunidades locais e os cidadãos ambicionam para o futuro. Abordará, também, as políticas necessárias para garantir que a floresta contribua para os objetivos do desenvolvimento sustentável e para a melhoria do bem-estar dos portugueses e do planeta.

Tratando-se de uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, o congresso dará um forte destaque à ciência, à investigação, à inovação e à transferência de conhecimento, de forma transversal e multidisciplinar, em todos os temas do congresso.

Sendo pela primeira vez realizado na Região Autónoma da Madeira, o 9º Congresso Florestal Nacional abordará também as especificidades da floresta da Madeira e da sua gestão, conservação e valorização.

Os Congressos Florestais Nacionais são organizados desde 1986 pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais acompanhado os desafios e interrogações que se têm colocado ao longo do tempo: “Floresta, Desafio de Longo Prazo” (Lisboa, 1986), “Floresta e Mudança” (Porto, 1990), “Os Recursos Florestais no Desenvolvimento Rural” (Coimbra, 1994), “A Floresta na Sociedade do Futuro” (Évora, 2001), “A Floresta e as Gentes” (Viseu, 2005), “A Floresta num Mundo Globalizado” (Ponta Delgada, 2009), “Floresta, Conhecimento e Inovação” (Vila Real e Bragança, 2013) e “Floresta em Português: Raízes do Futuro” (Viana do Castelo, 2017). A 9ª edição do CFN será dedicada ao tema “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”.


Fotografia por Marco Livramento

Local

Abertura

A cerimónia de abertura e encerramento do 9º Congresso Florestal Nacional decorrerá no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, localizado na cidade do Funchal. O Museu da Eletricidade, conhecido entre os locais por “Casa da Luz”, localiza-se no espaço onde funcionava a antiga Central Térmica do Funchal e como tal apresenta um conjunto de documentos e maquinarias que permitem ao visitante ter uma perceção da evolução da rede de eletricidade na Região.

Endereço: R. Casa da Luz 2, 9000-061 Funchal
Telefone: 800 221 187

Jornadas

As jornadas do 9º Congresso Florestal Nacional decorrerão no Edifício da Reitoria (Colégio dos Jesuítas) da Universidade da Madeira, localizado na cidade do Funchal.

Endereço: Rua dos Ferreiros Colégio dos Jesuítas, 9000-082 Funchal
Telefone: 291 209 400

Colégio dos Jesuitas
Museu de Eletricidade "Casa da Luz"

Região

A ilha da Madeira está situada no oceano atlântico, com 63 km de comprimento e 23 km de largura, a sudoeste de Portugal continental. A sua posição geográfica privilegiada e a sua orografia montanhosa conferem à ilha da Madeira uma admirável amenidade climática, com temperaturas médias muito suaves, que oscilam entre os 25° C no verão e os 17° C no inverno.

Esta região é detentora de uma rara beleza natural, com paisagens extremamente diversificadas e uma grande riqueza biológica, que vai desde o litoral até às altas montanhas, assegurando assim a célebre frase: ilha da Madeira “pérola do Atlântico” ou “ jardim do Atlântico”. É um local com maravilhosos cenários paisagísticos, naturais e humanizados, os quais contribuíram para o “Melhor Destino Insular da Europa”.

Cultura

A nível cultural, a Madeira com mais de seis séculos de história desenvolveu um grande leque de tradições desde as suas festividades populares locais, os seus espetáculos e exposições de excelência, as artes, os museus até aos seus pratos típicos, como a famosa espetada no pau de loureiro e o bife de atum com milho frito, entre muitas outras iguarias regionais.

Onde Ficar

⭐ ⭐ ⭐

Hotel Orquídea

Morada: Rua dos Netos 69-71, 9000-084 Funchal

Contacto: +351 291 200 120

Hotel do Carmo

Morada: Travessa do Rego, 10, Funchal, 9050-018, Portugal

Contacto: +351 291 201 240

Hotel Madeira

Morada: Rua Ivens, 21 9000-046 Funchal

Contacto: +351 291 229 071

⭐ ⭐ ⭐ ⭐

Sé Boutique Hotel

Morada: Rua do Sabão 53, 9000-056 Funchal

Contacto: +351 291 224 444

Hotel Porto Santa Maria- Porto Bay Hotels

Morada: Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, 9060-190 Funchal

Contacto: +351 291 206 700

Castanheiro Boutique Hotel

Morada: Rua do Castanheiro 31, 9000-081 Funchal

Contacto: +351 291 200 100

The Vine

Morada: Rua dos Aranhas 27, 9000-027 Funchal

Contacto: +351 291 009 000

Como chegar:

Aerobus:
O aerobus parte da área de Chegadas do aeroporto em direção à Praia Formosa (com várias paragens em diferentes pontos/hotéis do Funchal), numa duração de cerca de 45 minutos. Os bilhetes são comprados a bordo do autocarro.
Horarios: https://www.sam.pt/informacoes-aerobus.html
Autocarros:
Todos os dias tem disponíveis diversos autocarros com destino a várias localidades na ilha.
Horarios: https://www.sam.pt/component/tags/tag/aeroporto.html
Taxi:
No Aeroporto da Madeira existe uma praça de táxis na área de Chegadas, no piso 0. Pode ainda consultar os seguintes sites informativos:
https://www.sam.pt/informacoes-aerobus.html http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/como-se-deslocar